Durante o primeiro trimestre gestacional a saúde do embrião depende da condição nutricional, mas também das reservas energéticas e vitaminas maternas.
Para uma gestação saudável, o ideal é que a futura mãe e o pai, que fornecerá 50% do material genético do bebê, comecem um preparo com 6 meses de antecedência da data em que se desejam iniciar as tentativas de engravidar.
O Programação para Gestantes é muito importante já na fase da pré- concepção.
A Nutrição possibilita programar os genes da mãe e do pai da melhor forma, reduzindo a expressão dos genes associados a doenças e otimizando a expressão de genes associados à saúde.
O tratamento dos pais, devem ser realizados com 6 meses antes da data em que se desejam iniciar as tentativas de engravidar.
Uma gestação saudável é potencializada pela alimentação e hábitos saudáveis, o estado nutricional favorável é consequência direta da alimentação da mãe.
A nutrição adequada além de prevenir as carências nutricionais, garante todos os nutrientes necessários para a perfeita evolução da gestação, deixando um corpo saudável para gerar um bebê saudável.
O período pós-parto é importante, pois, com a prática do aleitamento materno, as necessidades do bebê serão supridas a partir da alimentação equilibrada da mãe.
A deficiência de alguns micronutrientes pode afetar a qualidade nutricional do leite materno, levando à subsequente depleção nutricional do bebê.
E alimentos inflamatórios como os produtos industrializados, podem gerar uma reação imunológica no bebê, podendo se manifestar como alergias e intolerâncias alimentares, alergias respiratórias, asma e problemas de pele.
Manter uma alimentação saudável é primordial para produção de leite e saúde do bebê.