O especialista em Nutrição Esportiva está apto a prescrever um plano alimentar específico para a busca do equilíbrio do organismo e melhora do desempenho físico durante o exercício, baseadas nas exigências da atividade física, da hidratação e nutrição.
É possível corrigir erros na alimentação com o objetivo de garantir o aporte de energia adequado durante o exercício, além de promover a melhor recuperação do organismo após o treino.
Cada modalidade esportiva e cada indivíduo tem necessidades específicas e diferentes. Sendo assim, cabe ao nutricionista fazer uma avaliação completa para desenvolver um plano alimentar personalizado.
Através deste trabalho específico e individualizado, os praticantes de atividade física podem se preparar adequadamente para suas atividades físicas favoritas, garantindo através da alimentação os nutrientes essenciais para alcançarem de maneira efetiva seus objetivos.
Preparou vários atletas de fisiculturismo que também alcançaram excelentes resultados no esporte, além de trabalhar com atletas de outas modalidades como a corrida, triathlon, corredores de montanha, ciclistas, surfistas e lutadores de MMA.
Hoje seu foco principal está em atender iniciantes, praticantes de atividade física e atletas amadores, que visam ter uma alimentação adequada para garantir um suporte de nutrientes visando melhor desempenho físico, resultados estéticos e melhora de saúde.
Avaliação Antropométrica é o método de investigação nutricional baseado na medição das variações físicas e na composição corporal. Classifica o indivíduo segundo seu estado nutricional.
Os parâmetros primários são: peso, estatura, dobras cutâneas e circunferências. Os parâmetros secundários são: IMC, % de gordura, peso ideal, etc.
No processo de emagrecimento, a avaliação antropométrica é indispensável. No início do plano alimentar, obter as medidas completas do paciente faz com que ocorra a precisão nutricional diante cada caso. Principalmente no cálculo do gasto energético basal e possíveis medidas para diagnósticos. Ao decorrer do tratamento para o emagrecimento, a avaliação antropométrica é utilizada como “base” para resultados e possíveis ajustes.
Exames bioquímicos nutrição são exames complementares que possibilitam averiguar a individualidade bioquímica de cada indivíduo, em conjunto com os sinais clínicos e avaliação dietética.
A utilização na prática clínica possibilita a detecção de deficiências ou excessos de vitaminas e minerais; risco cardiovascular; controle glicêmico; possíveis alterações de função renal, hepática ou da glândula tireóide; dentre outras situações clínicas que o nutricionista poderá intervir com o planejamento alimentar.
Os indicadores bioquímicos nutrição fornecem medidas objetivas das alterações orgânicas e do estado nutricional, tendo como vantagens principais: a identificação precoce de problemas nutricionais antes que qualquer sinal e/ou sintoma clínico nutricional de deficiência e/ou excesso de nutrientes seja percebido pelo indivíduo ou nutricionista, e o monitoramento clínico do indivíduo em tratamento dietoterápico.
Plano alimentar equilibrado que leva em consideração a
individualidade do paciente.
Programa Alimentar Personalizado:
A suplementação de minerais, vitaminas, aminoácidos ou outros nutrientes é, há muito tempo, usada por atletas de alto rendimento que precisam melhorar sua performance e prevenir lesões.
Pessoas que praticam exercícios de forma leve a moderada também podem utilizar suplementos nutricionais.
Planilha de Treino de Musculação, conforme o estágio que se encontra (adaptação, básico, intermediário ou avançado) ou orientações sobre outras modalidades esportivas;